quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Sobre as postagens mais legais

Oi. Então, as pessoas vivem me perguntando quais são os textos que eu mais gosto e coisas do tipo. Por isso, decidi fazer um "top 10" de textos aqui do blog, e explicar os motivos pelos quais desenvolvi certo apreço por determinadas postagens. Vamos lá:

9 - insônia. (9/10/2012)
Alguém tinha postado no Facebook um vídeo do Nando Reis cantando All Star, e eu fiquei com os versos na cabeça. Tem alguma coisa de Los Hermanos ali também. Esse é um dos poucos textos do blog que foi escrito diretamente a alguém, e é sobre uma mina que tá até hoje na minha vida (coisa rara, aliás). Acho que, se num futuro prévio, eu chegar a me relacionar com alguém de novo, vai ser com essa mina. Ela merece estar aqui.

Eu sempre gostei de amores que não dão certo. É legal escrever sobre esse tipo de amor. Bem mais legal do que escrever aqueles textos mimimi de jovem apaixonado. Nos meus textos mais antigos, rolava mais essa coisa de depressão/obscuridade da relação. Com o tempo, essa característica foi sumindo. Mas aí eu tava numa relação que parecia me puxar para trás, e eu não me sentia bem nessa situação - mas não fazia nada para sair dela. Por isso, o melhor a fazer era escrever. E isso trouxe de volta um desses textinhos de amor triste que eram feitos com frequência. Gosto desse texto.

7 - silêncio. (28/9/2012)
É o texto pessoal mais antigo dessa lista. Também faz parte da "fase 2" do blog, antes do padrão começando com "sobre". Esse texto tem uma história engraçada. Eu tava no 2º semestre da faculdade, e era apaixonado por uma mina de lá. Mas era paixão platônica. Nunca falei com a mina. Um dia descobri que a banda preferida dela era Smiths, dai né... Enfim, a mina saiu da faculdade e eu nunca cheguei a falar com ela. Só a observava, de longe, criando diálogos na minha cabeça. Esses diálogos nunca viraram realidade, e por isso o texto se chama "silêncio".

Esse é recente. E é bem diferente dos outros textos do blog, justamente por ser um conto desses mais compridos. Eu tava meio enjoado das minhas postagens clichês, e queria dar uma diversificada. Tempos antes disso, um rapaz no Twitter tinha me mandado um conto do Bukowski, e eu fiquei com aquilo na cabeça. Como nunca tinha feito um conto desses, decidi me arriscar. E fiz uma versão "light" desse conto do Bukowski, voltado pro meu tipo de escrita. Gostei bastante do resultado.

Primeiro texto da fase atual do blog, começando com o "sobre". Cara, esse texto tá em quinto, mas poderia estar em primeiro tranquilamente, devido ao que ele representa. Em dezembro de 2012, eu fui apresentado a Francis Scott Fitzgerald. E putz... depois disso, tudo mudou. Finalmente me "descobri" como escritor. A escrita do Fitzgerald é fantástica, e me inspirou de diversos modos. Hoje em dia, é tudo meio Fitzgerald. Por isso dou tanta atenção à descrição. Enfim, eu tinha acabado de ler "This side of paradise", primeiro romance do Fitzgerald, e fiquei meio surtado com tudo aquilo. Era demais pra mim.

4 - mr confusion. (23/7/2012) / Infinito - O manifesto (19/11/2012)
Decidi juntar esses dois pois ambos foram escritos para o Lucas (Fresno). Eu sempre fui muito fã de Fresno, e em 2012 eu tava meio fascinado pelo Lucas. Lembro que no primeiro texto eu também tava numa fase clichê, e queria diversificar. Daí resolvi escrever como se estivesse vendo o mundo através dos olhos do Lucas. Busquei muita coisa no fotolog dele, com a intenção de parecer que aquele era um texto escrito por ele mesmo. No segundo, a mesma coisa. Mas foi voltado pro lançamento do "Infinito" (disco da Fresno). Tenho um carinho muito grande por esses textos, porque todos os meus amigos fãs de Fresno pegaram a ideia e se identificaram com aquilo. Também fico feliz pelo fato de o Lucas ter lido os dois textos e elogiado. Rendeu muito mais do que esperado.

Um dos últimos textos do blog. E, sobre esse, não há segredo. Eu não ouvia Cícero há um tempo, e voltei a ouvir, assim, do nada. Logo que as músicas começaram, eu pensei "cara, eu preciso fazer um texto sobre isso". Foi isso. Fiquei mais ou menos uma semana pensando em como faria esse texto, e, no fim, deu muito mais certo do que eu imaginava.

Ainda sobre aquela história de "achar um estilo de escrita". Nesses textos, eu encontrei. (Inclusive, fiz vários outros textos nesse mesmo "molde", mas esses dois são os que mais gosto.) A ideia era simples: fazer dois textos, de modo a expor os contrapontos do amor. São antônimos. Antíteses. Ressalta aquela famigerada bipolaridade que ronda os nossos instintos amorosos. Sempre que houver amor, vai haver antítese. Minha escrita é sobre isso.

1 - Sobre Marcelo e Clarice: o conto (começado no dia 27/6/2013)
Ahhhh, Clarice ♥ Sabe aquela coisa do escritor desenvolver carinho pelo personagem? Então, isso acontece por aqui também. Posso dizer, sem medo de errar, que esse conto é a "obra-prima" desde humilde blog. Gostaria de tê-lo evoluído mais, mas tinha medo de estragá-lo. Então encurtei um pouco as coisas. Ainda assim, é o meu preferido. É a história de duas pessoas diferentemente complementares, que se precisam para coexistirem em paz. Mas nem sempre dá pra coexistir em paz. A Clarice sabe bem disso.

¨¨
Bônus - Primeira postagem do blog: 181-274 (27/9/2011)
Meu deus, que texto ruim. Eu já tinha uns textinhos escritos, e decidi dar início ao blog. Já faz dois anos, cara. Muita coisa mudou desde então. Com exceção do fato de eu continuar falando sobre amor sem o menor conhecimento de causa.

ps: fiz toda essa lista ouvindo Arctic Monkeys. milagres acontecem. definitivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário